ASCEA – Sessão Solene e 8o. EAT – Encontro de Engenheiros, Arquitetos e Técnicos – Edição 2016 – 09.12.2016 – Nova Veneza/SC


ASCEA – Sessão Solene e 8o. EAT – Encontro de Engenheiros, Arquitetos e Técnicos – Edição 2016 – 09.12.2016 – Nova Veneza/SC

Um espaço para promover o encontro e a valorização profissional de colegas de profissão, estreitar os laços de amizade e também estabelecer novas relações e contatos de Engenheiros, Arquitetos e Técnicos. Esta foi a temática da Sessão Solene e 8o. EAT – Edição 2016 – Encontro de Engenheiros, Arquitetos e Técnicos, que ocorreu sexta-feira 09/12/2016, às 20h30, no Petrus Centro de Eventos em Nova Veneza/SC. O evento foi alusivo ao Aniversário de 59 anos da ASCEA – 06 de Outubro – e ao dia dos profissionais, que é celebrado em 11 de Dezembro.

Aniversário de 59 anos da ASCEA – 06 de Outubro

A ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos, entidade fundada em 06 de Outubro de 1957, com o nome de ASCE, Associação Sul Catarinense de Engenharia, reunia engenheiros, arquitetos dos municípios da AMUREL, AMESC E AMSESC. Até 1981, a ASCE fazia uma rotatividade pela diretoria entre Tubarão e Criciúma e devido ao crescente número de profissionais, já havia a necessidade de atender a realidade e interesses de cada região. Assim em 16 de dezembro de 1981, surgiu a ASCEA, que teve a sede em Criciúma e a AREA-TB com Sede em Tubarão.

Dia dos profissionais da Área Tecnológica – em 11 de Dezembro

As profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor foram regulamentadas no Brasil por meio do decreto No. 23.569, de 11 de dezembro de 1933, sendo fiscalizadas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREAs), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA), criado na mesma data por meio do mesmo decreto, considerado um marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil. Mais tarde, em 1966, o decreto foi revogado pela Lei no 5.194/66 de 24 de dezembro, que é até hoje a legislação vigente de regulamentação da profissão. A lei estabelece as condições e regras para o exercício da profissão, determinando direitos e deveres aos profissionais. Além de impor condições no sentido de garantir proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualificação, responsabilidade e competência.

O Evento

O evento iniciou com a apresentação do Show de Humor – Prof. Eng. Agrim. Luiz Carlos da Silveira, o “Caixa” com o Título “As fantásticas histórias do prefeito de Carvópolis”. O Professor Eng. Agrim. Luiz Carlos da Silveira é Editor da Revista “A Mira” que há mais de duas décadas é referência em Agrimensura e Cartografia”.

A Sessão Solene foi realizada pela ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – e promovido e apoiado pelo CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina; MUTUA-SC – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC; CREDCREA Cooperativa de Crédito; ACEAMB – Associação Catarinense de Engenharia Ambiental; ACEAG – Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores; ACATEMI – Associação Catarinense dos Técnicos em Mineração; ACEM – Associação Catarinense dos Engenheiros de Minas; AEASC – Associação de Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense; IAB-SC – Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Criciúma; SENGE-SC – Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina e; ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos. Teve por objetivo promover a valorização das profissões da área tecnológica e o encontro de colegas de profissão para estreitar os laços de amizade e também estabelecer novas relações e contatos.

Autoridades Presentes

O Evento contou com a presença das autoridades:

- Eng. Agr. FELIPE PENTER, Gerente do Departamento de Fiscalização – DFIS – do CREA-SC, neste ato representando o Presidente do CREA-SC Eng. Civil e Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.
- Eng. Agrimensor VALDIR PEDRO SCHNEIDER – Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina – CDER–SC.
- Eng.ª. Sanitarista e de Segurança do Trabalho Fernanda M
Publicado em: 12/01/2017
Visualizações: 446


Assista também